Um mergulho na ancestralidade brasileira e nas raízes afro-brasileiras através do teatro, da contação de histórias, da capoeira e das artes visuais.
O Projeto Ananse: Contos e Encantos é uma iniciativa que integra teatro e contação de histórias para aproximar crianças, adultos e idosos das culturas afro-brasileiras. Realizado pelo MINC e pelo RIZOMA CULTURAL, com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o projeto circula em diversas cidades do interior de Minas Gerais, oferecendo espetáculos teatrais, encontros de contadores, cursos culturais/educativos e Mostra Cultural.
A peça principal, ‘Ananse: Contos e Encantos’, conduz o público a um universo lúdico e ancestral, repleto de histórias que celebram a diversidade cultural. O projeto também oferece cursos para a comunidade, como ARTES Cênicas, Faz de Contos, Expressões da Cultura Afro-brasileira e Cenografia, Figurinos e Adereços. Além disso, são realizados Encontros de Contadores de Histórias, nos quais reunimos mestres da cultura local, que partilham suas histórias com as crianças, em encontros intergeracionais. A Mostra Cultural acontece como culminância destas ações, um momento de celebração e reconhecimento, no qual são apresentadas à comunidade as obras criadas pelos participantes no decorrer do projeto.
O Projeto Ananse tem como objetivo promover o acesso à cultura de forma inclusiva, incentivando a criatividade e fortalecendo a identidade cultural das pessoas e comunidades participantes.
O Projeto Ananse só é possível graças às parcerias estratégicas que apoiam nossa missão de difundir a cultura e as artes em diversas comunidades. O “Ananse – Contos e Encantos” é promovido pelo Ministério da Cultura e pela Associação Artística e Cultural de Coronel Fabriciano – Rizoma Cultural, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale.
Juntos, transformamos o acesso à cultura em um direito disponível a todos.